Dessa
forma, um código de ética deve considerar as políticas
adotadas pela empresa, assim como as especificidades culturais da sociedade
em que se encontra inserida a corporação. Contudo, a despeito
de qualquer diversidade existente, alguns princípios basilares
devem ser incluídos em qualquer código de ética,
quais sejam:
• não
atuar deslealmente para com a concorrência;
• não atuar de forma a manipular as condições
de mercado;
• funcionários, de qualquer escalão, não devem
utilizar recursos da empresa em benefício próprio ou de
terceiros;
• a prática de recebimento de presentes, empréstimos
ou quaisquer favores de grupos de interesse deve ser coibida;
• informações confidenciais não podem ser utilizadas
por qualquer funcionário com vistas a benefício próprio
ou de terceiros;
• os controles internos devem assegurar que as operações
ocorrem conforme o planejado, respeitando as normas e procedimentos previstos;
• todos os recursos humanos, de todos os níveis, são
igualmente responsáveis pelo respeito aos princípios adotados
pela empresa;
• qualquer desvio de conduta deve ser encarado de forma firme e
clara em defesa dos valores da organização;
• o sigilo sobre operações realizadas e cadastro dos
clientes deve ser preservado;
• os interesses dos clientes devem ser respeitados no limite da
lei;
• os funcionários devem adotar altos níveis éticos
e morais em sua conduta profissional;
• atividades político-partidárias, religiosas ou filantrópicas
devem ser adequadamente tratadas;
• a urbanidade no tratamento aos clientes deve ser uma constante;
e
• possíveis contribuições a campanhas políticas
devem ser efetuadas de forma transparente e orientadas pelos interesses
de longo prazo da empresa.
Finalmente,
deve ser realçado que o código deve ser adotado por todos
os colaboradores, a partir do mais alto nível de gerenciamento
pois, como registrado por Candeloro, a ENRON dispunha de um código
de ética de 65 páginas.
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