Dessa forma, um código de ética deve considerar as políticas adotadas pela empresa, assim como as especificidades culturais da sociedade em que se encontra inserida a corporação. Contudo, a despeito de qualquer diversidade existente, alguns princípios basilares devem ser incluídos em qualquer código de ética, quais sejam:

• não atuar deslealmente para com a concorrência;
• não atuar de forma a manipular as condições de mercado;
• funcionários, de qualquer escalão, não devem utilizar recursos da empresa em benefício próprio ou de terceiros;
• a prática de recebimento de presentes, empréstimos ou quaisquer favores de grupos de interesse deve ser coibida;
• informações confidenciais não podem ser utilizadas por qualquer funcionário com vistas a benefício próprio ou de terceiros;
• os controles internos devem assegurar que as operações ocorrem conforme o planejado, respeitando as normas e procedimentos previstos;
• todos os recursos humanos, de todos os níveis, são igualmente responsáveis pelo respeito aos princípios adotados pela empresa;
• qualquer desvio de conduta deve ser encarado de forma firme e clara em defesa dos valores da organização;
• o sigilo sobre operações realizadas e cadastro dos clientes deve ser preservado;
• os interesses dos clientes devem ser respeitados no limite da lei;
• os funcionários devem adotar altos níveis éticos e morais em sua conduta profissional;
• atividades político-partidárias, religiosas ou filantrópicas devem ser adequadamente tratadas;
• a urbanidade no tratamento aos clientes deve ser uma constante; e
• possíveis contribuições a campanhas políticas devem ser efetuadas de forma transparente e orientadas pelos interesses de longo prazo da empresa.

Finalmente, deve ser realçado que o código deve ser adotado por todos os colaboradores, a partir do mais alto nível de gerenciamento pois, como registrado por Candeloro, a ENRON dispunha de um código de ética de 65 páginas.



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