Pelo fato de a função compliance implicar no acompanhamento dos controles existentes, há uma área comum à sua atuação e a da auditoria. Assim como os de Compliance, os profissionais de auditoria, para bem desempenharem suas atribuições, devem possuir autonomia funcional e agirem com total independência, a fim de que seja preservada a isenção de suas opiniões e resultados de seus trabalhos.


A auditoria é, portanto, uma atividade independente, que tem o objetivo de emitir uma opinião regular e periódica acerca da qualidade dos controles internos, o que se torna possível por intermédio de avaliação objetiva de todos os processos e atividades que ocorrem dentro da empresa.

Tal avaliação tem por base uma série de testes de validação dos processos, de forma sistemática, por meio de amostragem de base aleatória e temporal, a que é adicionada avaliação sintética de risco de auditoria.

Dos resultados desses testes substantivos, a equipe de auditoria:

Considere-se, ainda, que a atividade de auditoria ocorre a posteriori, ou seja, quando os fatos objetos de exame já ocorreram, após o cometimento da falha. Assim, a auditoria atua de forma a promover uma cultura, salutar, de correção de pontos de não conformidade.



Copyright © 2012 AIEC.