2. A gestão do risco: os princípios mais importantes

2.1 O risco está em todos os lugares

O aclamado estudioso de finanças indiano Aswath Damodaran, em sua obra Gestão Estratégica do Risco observa que pessoas ou empresas, diante do risco, têm apenas tres opções:

• negá-lo,
• amedrontar-se ou
• aceitá-lo.

Negar implica não reconhecer a existência de riscos no mundo dos negócios, esperando que diante dessa atitude o medo desapareça, deixe de existir. A segunda opção é a alternativa do medo: aceitamos a existência do risco, e tomamos suas consequências de forma que nossas ações sejam por ele determinadas. Escondendo-se atrás da proteção de seguros, hedges e outras operações de derivativos, passamos a acreditar que nos encontramos abrigados de suas piores manifestações.

Essas duas abordagens não permitem ao empresário, ao tomador de riscos, aproveitar-se dessas situações. Tal possibilidade só é percebida ao se analisar uma terceira possibilidade: aceitar a existência do risco, reconhecer as possibilidades da ocorrência de eventos desairosos de uma forma realista, apoiados em avaliação técnico-estatística que permita que sejam identificados os riscos, suas probabilidades e possibilidades de ocorrência, o que tornará possível mapear, dentro das atividades da empresa, sua natureza e decidir as formas com que esses riscos serão gerenciados.



Copyright © 2012 AIEC.