2.8 O resultado da melhor gestão é o maior valor da empresa

O impacto da gestão de riscos efetuada de forma adequada é a valorização da empresa. O objetivo da gestão de riscos de uma empresa deve ser, então, o aumento do seu valor.

Uma gestão de riscos que estivesse voltada para a diminuição de riscos implicaria em que a empresa incorreria no menor quantum possível, os riscos não seriam explorados e os resultados dessa excessiva proteção seria a diminuição dos resultados corporativos. Uma outra possibilidade seria o de a gestão de riscos buscar a valorização das ações, tal abordagem apresenta dois problemas. O primeiro encontra-se na possibilidade de um foco de curto prazo, ameaçando resultados sustentáveis de longo prazo. Um segundo problema é que tal postura causaria consequências danosas no equilíbrio entre capital próprio e o capital de terceiros. Percebe-se, portanto, que o foco da gestão de riscos deve ser o obter a valorização da empresa como um todo, e não apenas do capital dos acionistas.

Tal conclusão conduz a uma importante questão acerca do relacionamento entre gestão de riscos e valor de empresa. Uma primeira conclusão é a de que a avaliação das empresas deverá ser cada vez mais aperfeiçoada. A compreensão do processo que conecta as decisões voltadas à assunção, mitigação e custeamento de riscos ao valor das organizações necessita de melhores e mais aprofundadas análises. Como natural conclusão dessas observações, Damodaran assim se manifesta:

Para administrarmos o risco de maneira correta, precisamos entender as alavancas que determinam o valor de um negócio.

Copyright © 2012 AIEC