2.9 A gestão de riscos é responsabilidade de toda a organização.

Observa-se, nas empresas, uma tendência a perceber a gestão de riscos como responsabilidade exclusiva de um setor específico.
É natural que se determine a um agente específico a atribuição de concentrar-se na identificação e avaliação de riscos, bem como na proteção contra eles. O problema reside, entretanto, no fato de – tendo conhecimento da existência de responsável pela gestão de riscos – outros setores acreditarem não desempenharem um papel ativo na gestão de riscos.

Na verdade, uma boa gestão de riscos envolve diversas áreas funcionais. Alterações de preferências de clientes, normalmente afetas a áreas de propaganda e marketing, são riscos que podem apresentar excelentes oportunidades; a exploração de mudanças tecnológicas para reformular a área operacional-produtiva de uma empresa também é um risco.

 Esse caráter transversal do risco nas organizações conduz ao nono princípio da gestão de risco:

A gestão correta do risco é a essência da prática correta dos negócios, e é responsabilidade de todos.


Copyright © 2012 AIEC