3 Atribuições da unidade de gestão de riscos Como já dito em outros momentos de nosso curso, a missão do gerenciamento de riscos encontra-se firmada no sentido de identificar, riscos, analisar as situações em que se encontram dentro da organização, avaliar os potenciais de impacto à continuidade das operações e efetuar o seu devido tratamento, de forma a mitigar seus efeitos na empresa. Situações particularmente recorrentes, as quais devem ser combatidas e evitadas pela unidade de gestão de riscos, são as em que uma pessoa deixa de atuar em uma situação de risco por acreditar que tal papel cabe a outra. Esse sentimento, inadequado, pode ser observado em qualquer atividade de empresas, em todos os níveis hierárquicos. Desse modo, um dos papéis da unidade de gestão de riscos é o de difundir a cultura de antecipação e mitigação de riscos que possam interromper os negócios, o que deve ser efetuado por todos os níveis da organização. Isso significa que essa unidade tem as atribuições de:
|
Copyright
© 2012 AIEC. |