1 - Breve histórico

Embora o uso do termo Project Finance seja relativamente recente, de fato essa forma de financiamento é utilizada desde a antiguidade, como por exemplo no Império Romano, no comércio de produtos entre Roma e suas colônias.

Outro caso antigo de uso de Project Finance data de 1299: naquele ano, a Coroa Britânica contraiu empréstimo junto ao Banco Frescobaldi, de Florença - um dos principais bancos de investimento italianos - para a extração de prata em minas na região de Devon, litoral da Inglaterra.

O financiamento tinha como característica o controle, pelo credor, da operação das minas pelo período de um ano. Assim, ele poderia retirar a quantidade de prata que quisesse. Por outro lado, deveria arcar todos os custos de extração do minério. Tal característica se assemelha ao que hoje conhecemos como empréstimo com pagamento em produção.

Avançando um pouco no tempo, observamos o uso de Project Finance nos Estados Unidos, na construção das estradas de ferro no período entre 1840 e 1870 e na exploração de petróleo, nos anos 1930. Nesse caso, o crédito baseava-se na capacidade dos produtores em pagar o principal e os respectivos juros com o fluxo de caixa oriundo da comercialização do petróleo cru e cujos contratos de venda de longo prazo serviam como garantias.

Copyright © 2014 AIEC.