A partir da forte crise financeira provocada pelo subprime americano em 2008/2009, o bancos internacionais passaram a ter maior cautela na concessão de financiamentos de Project Finance ao país - muito também em função da atual insegurança macroeconômica e legal.

Apesar do uso ainda incipiente desta modalidade de estruturação financeira no Brasil – em comparação com outros países, principalmente por conta de questões como as acima relatadas, no período de 1999 a 2012, o volume de Project Finance fechados no país aumentou consideravelmente, gerando investimentos totais no montante de US$ 183,4 bilhões, dos quais US$ 138,9 bilhões financiados.

A aceleração das operações de Project Finance se devem, principalmente, à atuação do BNDES, que se tornou o grande financiador da modalidade.

Subprime

Forma de crédito hipotecário para o setor imobiliário, surgida nos Estados Unidos e destinada a tomadores de empréstimos que representam maior risco. Esse crédito tem como garantia a residência do tomador. O alto risco das operações e consequente não pagamento dos débitos e desvalorização do preço dos imóveis, desencadeou uma crise financeira a partir da quebra de instituições de crédito, arrastando vários bancos para uma situação de insolvência e repercutindo fortemente sobre as bolsas de valores de todo o mundo.

<<Fechar
Copyright © 2014 AIEC.