Diferentemente da sua tradução literal (Projeto Financeiro), Project Finance tem uma amplitude maior e refere-se à uma estruturação/engenharia financeira que tem como objetivo viabilizar a implementação de projetos de investimentos de grande porte, em especial os de infraestrutura.
Segundo Borges em seu artigo Project Finance e Infraestrutura: Descrições e Crítica:
Ainda no campo conceitual, Finnerty assim define:
Por fim, Moreira dá o seguinte conceito para Project Finance:
Assim, vemos que esse tipo de financiamento é baseado no pressuposto de que as receitas geradas pelo próprio negócio/projeto, ou seja, seu fluxo de caixa, é que servem de base para o pagamento dos juros e principal da dívida. Além dos exemplos já citados anteriormente, como rodovias e pontes, Project Finance também é utilizado como fonte de financimento para hidrelétricas, portos, aeroportos, metrô, estádios, etc.
Plano no qual se alocam recursos em ativos produtivos tangíveis (terrenos, edificações, equipamentos, máquinas, móveis) e intangíveis (tecnologia, conhecimento, direitos de uso, marcas e patentes, imagem, reputação), com o objetivo de obtenção de rendimentos futuros, durante um tempo, capazes de remunerar adequadamente o capital investido.
<<Fechar“Project Finance é uma forma de engenharia/colaboração financeira sustentada contratualmente pelo fluxo de caixa de um projeto, servindo como garantia à referida colaboração os ativos desse projeto a serem adquiridos e os valores recebíveis ao longo do projeto.”
<<Fechar“Project Finance pode ser definido como a captação de recursos para financiar um projeto de investimento de capital economicamente separável, no qual os provedores de recursos veem o fluxo de caixa vindo do projeto como fonte primária de recursos para atender ao serviço de seus empréstimos e fornecer o retomo sobre seu capital investido no projeto”.
<<Fechar“Implantação de um empreendimento, como uma unidade econômica com fins específicos na qual os emprestadores se baseiam, como fonte para repagamento de seus empréstimos, nos ganhos econômicos e financeiros do empreendimento pelo conceito de fluxo de caixa. Os contratos, por suas abrangências, mais que os ativos do empreendimento, se constituem como a verdadeira garantia colateral dos patrocinadores”.
<<Fechar