Alguns elementos são essenciais para se proceder à análise de investimentos de um projeto sob o ponto de vista econômico-financeiro
• Investimento InicialO primeiro dos elementos é o investimento inicial, ou seja, o montante necessário para as aquisições de bens permanentes (prédios, terrenos, maquinário e equipamentos, dentre outros), chamado de investimento fixo. Associado a esse investimento fixo está o investimento em capital de giro, montante de recursos destinado a cobrir as despesas que a empresa terá com os investimentos realizados.
• Fluxo de Caixa
De maneira geral, o fluxo de caixa representa o resultado futuro esperado dos projetos de investimento. É obtido a partir da projeção de receitas (entradas) e despesas (saídas) futuras.
A lógica de avaliação de projetos de investimentos com base nos fluxos de caixa (trazidos a valor presente) – visão financeira e não no lucro (regime de competência) – visão contábil, deve-se a uma necessidade econômica. O regime de caixa melhor evidencia a capacidade de pagamento da empresa, o potencial de remuneração dos acionistas e a programação dos reinvestimentos.