As técnicas de avaliação de investimentos são aplicadas com base nestes fluxos operacionais líquidos de caixa e seu dimensionamento é considerado como um dos aspectos mais importante da análise de um Project Finance. A segurança quanto aos resultados projetados de um investimento é bastante dependente do rigor e confiabilidade com que são estimados tais fluxos.

Os fluxos de caixa são expressos por meio de uma representação gráfica, denominada diagrama de capital no tempo ou fluxo de caixa, que facilita o entendimento e análise dos investimentos. As saídas de recursos financeiros são representadas pelas setas para baixo e as entradas de recursos pelas setas para cima.

Exemplo

A empresa PCE S.A. deseja investir no aumento do seu parque instalado e para tanto aloca $300.000 na aquisição de máquinas e equipamentos novos. A perspectiva é que a nova planta gere um fluxo de caixa adicional anual de $90.000 para os próximos 5 anos (líquido entre entradas e saídas), período em que a taxa média mínima de atratividade girará em torno de 22% ao ano.

Para efeito de análise de investimentos, os fluxos de caixa sempre são considerados em termos líquidos (entradas – saídas) e em bases incrementais.

Copyright © 2014 AIEC.