• Taxa Mínima de Atratividade (TMA)
Refere-se à taxa mínima de retorno exigida ou requerida para um projeto de investimento. Essa taxa possui várias outras denominações como taxa de desconto, taxa de retorno esperado, rentabilidade mínima, custo de capital ou custo de oportunidade.
Esta é a taxa a ser utilizada para descontar os fluxos de caixa futuros a valor presente, e como parâmetro de comparação com a taxa interna de retorno (TIR) gerada pelo projeto - técnicas de análise que discutiremos logo a frente.
Qual a taxa mínima que os sócios ou acionistas devem exigir para seus recursos? A resposta a esta pergunta representa uma das maiores dificuldades no processo de análise de um projeto de investimento, tanto para os proponentes dos projetos quanto para bancos e outras partes interessadas.
Para empreendedores individuais e micro e pequenos empresários, o rendimento das cadernetas de poupança poderia servir como parâmetro mínimo. Já para outras empresas, o parâmetro poderia ser a taxa dos títulos pagos pelo governo.
Contudo, para as grandes corporações, grandes projetos como aqueles que utilizam o instrumento Project Finance, a definição da TMA é mais complexa. Nestes casos, deve-se levar em consideração não apenas as taxas de remuneração do capital, como CDBs ou o custo médio de capital (WACC), mas também as taxas para remunerar o risco envolvido, metodologia conhecida pela sigla CAPM (Capital Asset Pricing Model) - em português, “Modelo de Precificação de Ativos Financeiros”.
Certificados de depósitos bancários são títulos emitidos pelos bancos que pagam, em períodos definidos, uma remuneração ao investidor.
<<Fechar