Na seção devem constar a missão do empreendimento/empresa, sua visão e objetivos futuros.
Missão é a própria razão da existência do negócio – refere-se à situação presente. Já a visão trata da ambição, do futuro – algo desafiador, mas atingível. Vejamos o como exemplo a missão da empresa Natura:
“Nossa razão de ser é criar e comercializar produtos e serviços que promovam o bem-estar/estar bem”.
Visão: “A Natura, por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte, com o todo”.
Análise: Identificadas as principais características da empresa, o próximo passo é analisar os cenários interno e externo e identificar as suas forças e fraquezas para definir como a organização irá posicionar-se no mercado. Para tal, pode ser usada a ferramenta “Análise Swot”.
A partir dessa análise é definida a estratégia e assim a base para a ação da empresa nos próximos anos e um guia para as demais seções do plano de negócio.
Refere-se a uma metodologia / técnica de análise muito difundida no mercado em função da facilidade de compreensão e dos resultados práticos que fornece. A sigla SWOT é a síntese das seguintes das palavras Strenghts (pontos fortes), Weaknesses (pontos fracos), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças)
<<Fechar