e) Mercado
O mercado deve ser analisado sob alguns aspectos como: características, dimensão, segmentação, tendências, oportunidades. É importante descrever e analisar, de forma objetiva, o quão adequado a esse mercado está o empreendimento proposto; é primordial definir e identificar quais os segmentos de mercado a atingir, inclusive com sua magnitude demográfica, bem como conhecer, com a possível profundidade, o perfil dos consumidores, com o objetivo de mapear seus comportamento de consumo.
Por exemplo, em um Project Finance para construção/exploração de rodovia:
- Quem é o cliente: governo (federal, estadual), usuário da rodovia;
- Histórico: qual o número de veículos que transitaram pela rodovia nos últimos 3-5 anos;
- Taxa de crescimento: qual tamanho terá daqui a 5, 10 anos;- Taxa de crescimento: qual tamanho terá daqui a 5, 10 anos;
- Onde estão as oportunidades: rodovias federais, estaduais, outros trechos, estados;
- Processos de concessão: os processos de concessão das rodovias ocorrem por meio de licitação, ganha quem oferece o menor preço final ao usuário ou paga o maior valor ao governo, a concessão é somente para contrução ou exploração dos serviço de manutenção/pedágios, quais os prazos da concessão;
Copyright © 2014 AIEC.