O Plano de Negócios deve tratar das questões que envolvem a operação do negócio ou projeto: como serão seus processos e como eles contribuirão para a obtenção de ganhos de competitividade.
A partir dos subsidios obtidos quando da análise da concorrência, que analisou o modus operandi de projetos ou empresas similares, deve-se buscar a melhoria ou alteração dos processos do novo empreendimento para aumentar a eficiência e a geração de valor. São diversos pontos a serem abordados na elaboração desta seção do Plano de Negócios, dentre as quais destacam-se:
Instalações: o item instalações descreve a localização da sede, filiais, parque industrial, tamanho das plantas industriais, jazidas e minas, contratos de aluguéis e de exploração e suas durações, construções em andamento.
Produção: o item produção descreve os principais fatores envolvidos na fabricação de seu produto ou na prestação de serviço. Devem ser evidenciados os processos e etapas de produção, capacidade do parque instalado, controles de qualidade, tecnologias utilizadas, estrutura e qualificações da força de trabalho, nível de produtividade e a quantidade e qualidade de mão de obra terceirizada.