Portanto, é fundamental comprovar, não só a viabilidade financeira do projeto pela geração de fluxo de caixa, mas a efetiva criação de valor ao acionista.
Dessa forma, é peça obrigatória de um Business Plan a integração das informações econômico-financeiras, utilizando os conceitos de Valor Economico Criado (VEC).
Por fim, para comprovar a consitência dos números, deve constar no BP, as premissas e bases de cálculos utilizados na construção dos modelos projetivos.
Aspectos jurídicos: A complexidade de um Project Finance, pela magnitude dos valores envolvidos, elevado número de stakeholdes, múltiplas personalidades jurídicas, entre outros fatores, exige o apoio jurídico qualificado, especializado e que acompanhe toda a vida da operação.
Um Project Finance origina uma série de contratos, que devem ser construídos de forma harmoniosa. Para enterdermos a importância disso e da assessoria jurídica, segundo P.R.Wood, isso é a chave para o bom funcionamento do projeto que ele sintetiza com a seguinte expressão: “In project finance, contract is King”.