• Terminologia
No processo de planejamento e de orçamentação, várias metodologias para tratamento de dados de eventos futuros podem ser utilizadas. Para efeito de padronização e entendimento das diversas terminologias utilizadas no mercado vamos listar algumas.
Planejamento – Definição de planos gerais (estratégico) e/ou específicos (operacionais), não tendo, necessariamente, o mesmo horizonte de tempo, podendo ser anual ou plurianual, dependendo do fim a que se destina.
Previsão - Expectativas de acontecimentos ou de intenções, normalmente de caráter quantitativo. Geralmente, as previsões servem de base para a elaboração de peças orçamentárias.
Orçamento - Expressão formal e numérica dos planos de curto prazo (normalmente anual), com base na estrutura atual e planejada da empresa/projeto. O orçamento normalmente obedece à estrutura informacional contábil (relatórios contábeis).
Projeção - Mensuração econômica das previsões, planos e orçamento já definidos. As projeções não têm todo o caráter formal dos orçamentos mas se servem destes para estimar resultados.
Simulação - Mensuração econômica de alternativas de planos, previsões e/ou eventos econômicos futuros. O que caracteriza uma simulação é a mensuração de mais de uma alternativa em relação à projeção básica.
Budget e Rolling Budgeting / Forecast e Rolling Forecast - Budget é um termo em inglês muito utilizado no mercado que significa, literalmente, orçamento e diz respeito ao típico conceito de orçamento estático. Já Forecast se refere ao conceito de projeções. A atribuição da expressão