3 - Vantagens e Desvantagens do Orçamento

O orçamento é um instrumento importante para a gestão das empresas. Há uma série de pontos positivos que podem ser destacados no processo de implementação de um sistema orçamentário:

a) Gera a obrigação de se pensar à frente, de analisar antecipadamente;

b) Força a administração a expressar, em termos numéricos, o que é necessário fazer para alcançar resultados desejados;

c) Obriga a administração a planejar mais racionalmente a utilização dos seus recursos (escassos) de mão-de-obra, matéria-prima, de capital e tecnológicos, contribuindo para a minimização dos custos e otimização do resultado;

d) Facilita a coordenação dos processos pois leva todos os departamentos à cooperação mútua para alcance dos resultados planejados;

e) Define, claramente, as responsabilidades de cada função ou área na empresa, e acompanha o desempenho;

f) Representam a melhor estrutura para julgamento e avaliação de desempenho e é ferramenta acessória e imprescindível à construção do Balanced Scorecard, por possuir metas financeiras e econômicas que servem de referência para a principal perspectiva mensurada e avaliada pelo método.

Onipresente

É o que está em toda parte, ao mesmo tempo.

<<Fechar
Copyright © 2014 AIEC.