O orçamento é um instrumento importante para a gestão das empresas. Há uma série de pontos positivos que podem ser destacados no processo de implementação de um sistema orçamentário:
a) Gera a obrigação de se pensar à frente, de analisar antecipadamente;
b) Força a administração a expressar, em termos numéricos, o que é necessário fazer para alcançar resultados desejados;
c) Obriga a administração a planejar mais racionalmente a utilização dos seus recursos (escassos) de mão-de-obra, matéria-prima, de capital e tecnológicos, contribuindo para a minimização dos custos e otimização do resultado;
d) Facilita a coordenação dos processos pois leva todos os departamentos à cooperação mútua para alcance dos resultados planejados;
e) Define, claramente, as responsabilidades de cada função ou área na empresa, e acompanha o desempenho;
f) Representam a melhor estrutura para julgamento e avaliação de desempenho e é ferramenta acessória e imprescindível à construção do Balanced Scorecard, por possuir metas financeiras e econômicas que servem de referência para a principal perspectiva mensurada e avaliada pelo método.