Perspectiva Cliente - A perspectiva traduz o alinhamento pretendido entre os clientes e segmentos de mercado e trata de fatores como a satisfação, fidelidade, retenção, aquisição e recuperação de clientes.

A perspectiva avalia a atuação da empresa em relação à principal fonte de receita da empresa, o cliente. Ou seja, uma dimensão básica no relacionamento com os clientes é a proposta de valor, que se refere a um conjunto de atributos dos produtos ou serviços da organização capazes de atrair o seu interesse e, com isso, gerar resultados financeiros.

Perspectiva Processos Internos - O propósito da perspectiva dos processos é indicar os processos mais críticos - aqueles em que a organização deve alcançar a excelência, de forma a satisfazer os seus clientes e a crescer de forma sustentável - focaliza a operação (eficácia e eficiência). O princípio fundamental é o de produzir produtos ou prestar serviços de melhor qualidade com o menor custo.

No BSC há uma preocupação de criar medidas para avaliar o desempenho do ciclo inovação/operação/pós-venda, atravessando toda a organização - cadeia de valor.

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