• Perspectiva de Aprendizado e Crescimento

De acordo com Kaplan e Norton, uma das mudanças mais radicais no pensamento gerencial dos últimos anos foi a transformação do papel dos funcionários, que passou de provedor de força física a analisador de dados cada vez mais abstratos, muitas vezes captados em ambientes automatizados.

Ativos e estruturas, tangíveis ou intangíveis, são resultados das ações humanas e dependem, em última instância, das pessoas para existir. Adicionalmente, os autores do BSC mostram que as ideias que permitem melhorar o desempenho para o cliente originam-se, cada vez mais, dos funcionários operacionais – aqueles que estão diretamente envolvidos nos processos internos e junto aos clientes.

A perspectiva trata de questões como investimentos em profissionais, sistemas de informação e processos de desenvolvimento de competências organizacionais.

O processo de aprendizagem e as possibilidades de crescimento são aspectos chave para garantir a competitividade da empresa. As organizações têm de melhorar e aperfeiçoar a sua atuação permanentemente, com vista a manter ao longo do tempo as vantagens competitivas que detêm. As mudanças no ambiente em que operam são constantes e muitas vezes imprevisíveis, pelo que as organizações devem ser capazes de se integrar e adaptar ao meio, melhorando constantemente os seus conhecimentos, adquirindo novas capacidades, e antecipando essas mudanças.

Copyright © 2014 AIEC.