O orçamento empresarial é um importante instrumento de gestão e amplamente utilizado pelas empresas e projetos que possuem processo de planejamento estruturado.
Objetivamente pode-se conceituar o orçamento como a expressão em números dos planos estratégicos e operacionais que serve de base para o controle de desempenho, alocação de recursos, encaminhamento dos gastos e o compromisso com os resultados financeiros. Ou seja, nada mais que um instrumento de apoio ao modelo de gestão e ao planejamento da empresa.
A tradução do planejamento em números é um grande desafio a ser vencido nas empresas. Como mensurar corretamente sem inviabilizar negócios ou desmotivar equipes? O processo, por sua natureza, já é complexo e essa complexidade aumenta ainda mais no caso de empresas de grande porte e de Project Finances.
Existem várias formas de se estruturar e desenvolver orçamentos e, a partir deles, avaliar e controlar o desempenho dos projetos ou empresas como o orçamento de tendências e o orçamento base zero que são os mais utilizados. Independente da forma como se estrutura ou se constrói um orçamento, sua gestão pode ser mais rígida ou mais flexível. Geralmente, podem-se classificar alguns tipos de orçamento como estáticos, flexíveis, ajustados e corrigidos.
O “Balanced Scorecard” é uma ferramenta de gestão, acessória ao orçamento, que deve traduzir a estratégia em relações de causa e efeito entre os objetivos de suas quatro perspectivas: Financeira, Clientes, Processos Internos e Aprendizado/Crescimento.