Uma das características de projetos é o fato de o grupo de pessoas responsável pela sua implementação geralmente não trabalharem juntas – algumas vezes são oriundas de diversas áreas das empresas ou mesmo de diferentes lugares ou organizações. Isso se deve à necessidade de multiplicidade de conhecimentos e de visões.
Com um grupo heterogêneo, prazos, recursos e objetivos claramente definidos, há a necessidade de gerenciamento das pessoas e do trabalho de forma que o projeto gere todos os resultados esperados, aprendizado e integração necessários para as organizações.
Por essa razão desenvolveu-se um ramo da Administração denominado gerenciamento de projetos, cujos conhecimentos, técnicas e ferramentais são utilizados para o atingimento dos objetivos traçados para os projetos.
A importância do gerenciamento de projetos vem aumentando ao longo dos últimos anos, o que implicou, inclusive, na criação/desenvolvimento de um profisional especializado no tema, chamado “gerente de projetos”, responsável pela condução do ciclo de vida e respectivas fases de projetos (acima referidos).