Como podemos observar, apesar de desenvolvidas de forma independente, PERT e CPM são muito semelhantes, razão pela qual vem sendo consideradas como um única técnica.
Cada tarefa é representada em um gráfico por um ponto que se une a outros pontos ou tarefas necessárias para completar o projeto. Um gráfico PERT pode ter várias redes paralelas ou interconectadas de tarefas.
Assim, a principal diferença entre um gráfico PERT/CPM e um gráfico de Gantt é a forma de apresentação. O gráfico de Gantt apresenta informações no formato de um gráfico de barras, que ajuda a mostrar a percentagem de trabalho concluído para cada tarefa. PERT/CPM, por outro lado, apresenta informações como um modelo de rede, com um nó inicial a partir do qual ramificam as tarefas. O gerente do projeto pode, assim, visualizar a seqüência de tarefas e, portanto, identificar aquelas que só podem ser iniciadas depois que as anteriores estiverem concluídas. Portanto, trata-se de duas técnicas que se complementam e que são fundamentais no gerenciamento de projetos.