2 - Escritório de Projeto
Nas grandes corporações e em Project Finances, existe o chamado “escritório de projetos” ou PMO (Project Management Office). PMO refere-se à uma estrutura cuja finalidade é conduzir, planejar, organizar, controlar e finalizar as atividades de projetos.
Segundo o guia PMBOK® do PMI (Project Management Institute), “é um corpo ou entidade organizacional à qual são atribuídas várias responsabilidades relacionadas ao gerenciamento centralizado e coordenado dos projetos sob seu domínio”.
Para Kendall e Rollins (2003), os principais objetivos dos escritórios de projetos nas organizações são:
- Possibilitar o alinhamento dos projetos com os objetivos estratégicos da empresa. A estrutura do escritório de projetos possibilita a centralização das informações e condução dos projetos, facilitando o alinhamento dos objetivos dos projetos com os objetivos da organização, assim como a disseminação das informações desses projetos.
- Construir conhecimento e habilidades para melhorar a capacidade e qualidade das entregas. A implantação do escritório de projetos possibilita uma maior efetividade no planejamento e execução dos projetos, através da manutenção e controle de bases de informação e sistemas contendo os dados dos projetos executados, auxiliando na estimativa e decisões de novos projetos, assim como na disseminação dessas informações nos diversos projetos da organização.
- Coletar informações e analisar o desempenho dos projetos com o intuito de identificar deficiências e melhores práticas.
- Valorizar o treinamento e desenvolvimento de habilidades em gerenciamento de projetos.
Obviamente, o acionamento de uma estrutura de PMO eleva os custos da empresa ou empreendimento. Em contrapartida, muitos são os benefícios gerados, principalmente nos casos de Project Finance, devido a relevância dos valores envolvidos nesse tipo de projeto.