Um projeto é um agrupamento de atividades empreendidas para o atingimento de objetivo específico, com data de início e fim e que envolve um grupo de pessoas especializadas na sua execução e gerenciamento.
O ciclo de vida de um projeto se compõe de quatro fases. O planejamento, a alocação de recursos, sua execução e encerramento. A fase de planejamento é a mais importante de todas pois é aqui que se pensa e define requisitos e objetivos do projeto.
Já a fase de alocação deriva do resultado direto do trabalho de planejamento e da Estrutura de Divisão de Trabalho (EDT).
Na fase de execução é fundamental a utilização de ferramentas que auxiliem o monitoramento e controle do projeto, de forma a garantir as entregas, observando-se o tripé custo, prazo e qualidade.
E o encerramento representa o fim do ciclo de vida de um projeto, com a entrega do produto final e a consequente avaliação dos resultados.
Por fim, encontramos nas grandes empresas e Project Finances a figura do escritório de projetos ou PMO (Project Management Office), estrutura exclusiva e altamente especializada responsável pelo planejamento, condução, organização, controle e finalização de projetos.