Os financiadores consideram, ainda, outros fatores na análise de um project finance, tais como impactos ambientais, criação de novos empregos, compatibilidade da infraestrutura da localidade da implantação com as necessidades da obra e do futuro empreendimento, dentre outras.
Por fim, Bonomi (2008) afirma que todo Project Finance possui um caminho crítico composto de 3 etapas a serem percorridas e vencidas.
A primeira delas, chamada “Term Sheet”, é a que identifica todos os riscos do projeto e onde são acordadas, pelos sponsors/sócios, as condições básicas para dar seguimento ao empreendimento.
Numa segunda etapa, denominada “Bankability”, é elaborado o quadro de usos e fontes e o fluxo de caixa, necessário para a análise de viabilidade do projeto, depois da definição dos instrumentos de mitigação de riscos e das fontes de financiamento próprias e de terceiros (fundings) possíveis.
Por fim, executa-se a “Análise de Retorno e Criação de Valor” que nada mais é que verificar se o projeto tem atratividade econômica financeira.