3.2 - Patrocinador (Sponsor)

O sponsor é o agente que promove o projeto desde a sua idealização até a sua conclusão. Acaba, assim, se tornando o acionista da SPE recebendo como remuneração, os dividendos a serem distribuídos. Ao mesmo tempo, por ser o gestor e idealizador do projeto, ele pode ainda ser remunerado através de um fee por este serviço.

Como vimos, o sponsor não é o único acionista da SPE contando com outros investidores que investem na capitalização da nova sociedade, sem, contudo, participar na sua administração.

O sponsor assumirá o risco do projeto, primeiramente investindo (tempo, capital humano, capital financeiro, etc.) no seu desenvolvimento e assumindo todos os custos pré-operacionais, antes da criação da empresa de propósito específico e do seu financiamento.

Embora tais custos sejam considerados como adiantamento do sponsor à futura SPE, não há reembolso no caso de não concretização do projeto.

Por fim, o sponsor também é responsável pela capitalização da SPE, geralmente com pelo menos 30% do investimento total. Isto é uma exigência dos agentes financiadores (instituições financeiras, bancos de desenvolvimento).

Tal exigência é devida por representar o seu comprometimento (commitment) com o desenvolvimento e sucesso do empreendimento.

FEE

Palavra de origem inglesa que significa comissão/taxa. Utilizada no mercado financeiro e de capitais para denominar qualquer taxa por serviço prestado, normalmente por consultoria e/ou assessoria.

<<Fechar
Copyright © 2014 AIEC.