3.3 - Agentes Financiadores (Lenders)
Os agentes financadores (bancos comerciais, bancos de investimento e bancos de desenvolvimento) têm uma importância fundamental na operação de project finance. Eles são os principais provedores de fontes de recursos e capital, contribuindo num percentual maior que os próprios investidores e promotores do projeto (sponsers).
Por conta da magnitude dos valores envolvidos num Project Finance, geralmente, os financiamentos são divididos entre diversas instituições financeiras por meio dos chamados empréstimos sindicalizados (sindicated loans). Sob a perspectiva de análise de risco de crédito, não interessa a um banco manter uma operação muito grande em seu portfólio. As instituições financeiras buscam diversificar e diluir os riscos de suas carteiras de crédito.
O interesse na estrutura de financiamento do project finance, contudo, não está somente na concessão do crédito ao projeto, mas também nos serviços de assessoria financeira (advisory) necessários para estruturar a transação, selecionar as linhas de créditos mais adequadas, realizar o pedido do financiamento e coordenar a sua liberação para o projeto.
Numa estrutura mínima de empréstimo sindicalizado, fazem parte os seguintes agentes:
- Estruturador (Arranger): É a instituição financeira responsável pela estruturação do sindicato de bancos. Entre suas funções está a avaliação do projeto e do seu risco de crédito, a negociação dos termos do financiamento com o tomador do empréstimo (SPE) e a preparação da documentação de análise de crédito e seguros do projeto. O estruturador tem a função de coordenar a entrada dos subscritores da dívida.
- Subscritores: São os agentes financiadores que subscrevem a dívida do projeto. Após analisados os riscos envolvidos no projeto e a remuneração oferecida ao financiamento, a instituição financeira interessada subscreve uma parcela do financiamento com base na expectativa de recebimento do principal e juros a partir da geração dos fluxos de caixas futuros que virão com a operação do empreendimento.
- Account Bank: É a instituição financeira que detém a conta da SPE e pela qual transitarão todos os recursos (fluxos de caixa) do projeto e por onde serão distribuídos aos subscritores e aos acionistas da empresa posteriormente.
- Banco Assegurador (Insurance Bank): É a instituição responsável pela negociação de todos os seguros do projeto para que os credores (subscritores) tenham as suas posições cobertas no caso de eventuais eventos que coloquem em risco o pagamento dos empréstimos.
- Trustee: É um agente independente responsável por controlar o pagamento dos financiamentos e para coordenar interesses, de forma a evitar conflitos entre diferentes agentes financiadores e outros credores do projeto.
Onipresente
É o que está em toda parte, ao mesmo tempo.
<<Fechar
Onipresente
É o que está em toda parte, ao mesmo tempo.
<<Fechar
Copyright © 2014 AIEC.