5 - Classificação da Estruturas do Project Finance
Segundo Bonomi (2008) em seu livro Project Finance no Brasil, pode-se classificar as estruturas de um Project Finance de acordo com suas finalidades:
- Build and Transfer (BT) A modalidade é caracterizada pela responsabilidade do empreendedor pela construção e financiamento do projeto, que ao final, transfere o ativo, conforme contrato.
- Build, Lease and Transfer (BLT) Nesta modalidade, após o proponente concluir a construção do empreendimento, este é alugado e só depois transferido a um ente privado ou público.
- Build, Operate and Transfer (BOT) O empreendedor é responsável pela contrução do empreendimento e depois de concluída, pela sua operação. Ao final de um período determinado de tempo, tem que transferir o ativo (bem do projeto) ao responsável pela concessão. O período de operação propiciará a geração de receitas para a recuperação dos valores investidos (próprios e terceiros) e obtenção de ganhos por parte desse empreededor.
- Build, Own and Operate (BOO) Nesta modaldiade, uma empresa privada recebe a concessão para desenvolver, financiar, projetar, construir, operar e manter um projeto. Essa empresa se torna dona do negócio de forma definitiva.
- Contratct, Add and Operate (CAO) O empreendedor é contratado para assumir a exploração do ativo/serviço já existente e para conduzir a sua expansão.
Exemplo – Artigo Brasil Economico 23/08/2013
Exemplo – Artigo Veja
Copyright © 2014 AIEC.