1.1 - Alocação de Riscos

Já abordamos que todo projeto, em especial os Project Finances, incorrem em riscos. Assim, neste tipo de projeto, cujos montantes financeiros são elevados, os riscos devem ser identificados, alocados e transferidos aos participantes que possuem maior competência e qualificação para sua gestão e mitigação. Esse é o papel da gestão de riscos, de responsabilidade dos sponsors (acionistas) e bancos financiadores e demais envolvidos.

Os riscos são alocados e transferidos por meio de diferentes contratos que compõem a estrutura de cada Project Finance, sejam contratos financeiros ou não-financeiros.

1.2 - Modelagem

Para a modelagem financeira e estimativas dos fluxos futuros de caixa, uma análise aprofundada das variáveis econômicas, dos dados do comportamento do consumidor/usuário, legislação e todas as demais é essencial. Afinal, é por meio das projeções que se verifica a viabilidade do projeto e a capacidade de pagamento dos financiamentos.

Também nesta etapa devem ser estruturadas as diversas possibilidades nas simulações de fluxo de caixa,de acordo com diferentes premissas de variáveis estudadas e analisadas (mercado, economia, prazos, custos, receitas, taxas) e riscos que cercam um empreendimento como o Project Finance.

A variedade de simulações, para cada cenário traçado, permite uma série de discussões no âmbito do projeto, bem como com as instituições financeiras que, ao final, resultará num consenso para a construção da denominada “projeção base”. Essa projeção base será a utilizada como parâmetro para a estruturação do empreendimento.

Copyright © 2014 AIEC.