2.2 - Viabilidade Técnica do Projeto

Há uma relação desta etapa com a anterior, razão pela qual são realizadas concomitantemente. Assim como a anterior, é vital para a viabilidade financeira do empreendimento. Para se ter um noção disso, vale registrar que um projeto pode, inclusive, acabar nesta etapa antes mesmo de existir. Neste momento é que são agrupadas todas as ideias, dados, informações e análises.

Vejamos num exemplo: a partir da confirmação de viabilidade da aquisição de um terreno ou da possibilidade de desmatamento de uma região ou ainda, da aprovação de desapropriação de uma área indígena, por exemplo, é possível começar a engenharia de transformar as inúmeras informações em números e indicadores que evidenciarão a viabilidade do projeto.

Assim, imaginemos a hipótese de impossibilidade de retirada de índios de sua região – seria impossível, por exemplo a construção de uma estrada ou hidrelétrica e o projeto morreria antes de seu início.Toda e qualquer informação e premissa devem estar muito bem fundamentadas, a fim de minimizar os riscos de geração de prejuízos futuros. Grandes “desastres” de Project Finances originaram-se de análises deficientes do mercado e de sua viabilidade técnica. Dentre as informações relevantes a serem verificadas nesta etapa pode-se destacar:

Copyright © 2014 AIEC.