A partir dos insumos das duas etapas anteriores, que correm em paralelo, a equipe de colaboradores qualificados vinculados aos sponsors efetua a análise financeira do empreendimento.
Como já mencionado na primeira unidade, trata-se das projeções de Balanço Patrimonial, Demonstrativos de Resultado e Fluxo de caixa futuro a ser gerado pelo Project Finance, dentre outros.
Esta modelagem financeira (projeções), é baseada nas informações levantadas anteriormente e na assunção de diversas premissas e probabilidades de ocorrência de variação nos fatores que afetam o negócio, como por exemplo:
As projeções indicam se o projeto tem viabilidade (retorno) econômico-financeira. Importante lembrar das análises de sensibilidade de cada uma das variáveis que formam o resultado projetado, a fim de mapear qual nível de variação poderia afetar o fluxo de caixa futuro.
Os indicadores gerados e projetados nesta fase servirão para mensurar o grau de cumprimento das metas a serem estabelecidas tanto pelos sponsors (Acionistas) quanto pelos financiadores (bancos).
Para os financiadores do Project Finance os indicadores a serem acompanhados dizem respeito à capacidade de pagamento, já para os acionistas, o retorno sobre seu investimento terá maior relevância.