Para o economista Frank Knight, risco “é probabilístico e “mensurável” e a incerteza não pode ser quantificada: é uma condição de probabilidade numericamente imensurável”.

Percebe-se dessa forma, a importância do assunto, em especial nos projetos que envolvam Project Finance, em razão dos elevados montantes e stakeholders envolvidos.

Num processo de Project Finance, a maior certeza que temos é que existirão muitas projeções: receitas, despesas, custos, volumes e resultados. Todas baseadas em informações, variáveis, premissas e hipóteses, que, mesmo que incipientes, possuem certo grau de risco. Ou seja, possuem uma probabilidade de acontecer.

Em Project Finances, Tinsley considera risco como “qualquer fator que poderá afetar o fluxo de caixa esperado do projeto”.

Portanto, na estruturação de um projeto da espécie, é de suma importância mapear e dimensionar os riscos do empreendimento para, então, procurar estabelecer eficazes instrumentos de mitigação.

Os riscos de um projeto estão relacionados a qualquer evento que possa impactar o patrimônio e/ou as expectativas de resultados em termos de fluxo de caixa do empreendimento financiado via Project Finance. Tais riscos são medidos pela probabilidade do evento e pela importância estimada do impacto.

Copyright © 2014 AIEC.