b. Riscos com capacidade de mitigação
Bonomi e Malvessi adotam uma classificação mais objetiva e direta, baseada na capacidade de mitigação dos riscos, dividindo-os em três tipos: estratégicos com coberturas contratuais, seguráveis e com cobertura por derivativos.
Riscos Estratégicos com coberturas contratuais - são aqueles que podem ser mitigados, baseando-se nas prioridades estratégicas e dando atenção às formas jurídicas de contratação.
Funciona da seguinte maneira: se por acaso o Project Finance tiver como core business a produção de um determinado bem cuja demanda possui certa volatilidade ou instabilidade, ou, ainda, dependência de fatores externos, deve-se firmar contratos que minimize os riscos e evite efeitos negativos e inesperados na geração de caixa do Project Finance.
Um exemplo é a commodity energia, cujos contratos de compra e venda são firmados com empresas distribuidoras e geradoras de energia, conhecidos como contratos take or pay, que garantem as condições de compra, venda e fornecimento.
Riscos Seguráveis – são aqueles riscos passiveis de serem mitigados por meio de cobertura de seguro, tal como um bem pessoal como nossos autómoveis. Alguns exemplos são os riscos de conclusão da obra (segurados por meio de Performance Bonds) e os lucros cessantes.
Riscos com cobertura por derivativos – são os riscos que podem ser mitigados por meio de instrumentos financeiros chamados derivativos. Segundo o José Evaristo dos Santos, derivativos são "instrumentos financeiros cujo preço de mercado deriva (daí o nome) do preço de mercado de um bem ou de outro instrumento financeiro. Ou seja, é a operação em que o valor das transações deriva do comportamento futuro de outros mercados, como de ações, câmbio ou juros”. O tema será discutido de forma mais detalhada no módulo seguinte.
Termo que significa a parte central de um negócio ou de uma área de negócios, e que é geralmente definido em função da estratégia dessa empresa para o mercado.
<<FecharTermo da língua inglesa que significa literalmente mercadoria e é utilizado para designar bens ou serviços padronizados, não diferenciados, cujo processo de produção é dominado em todos os países (o que gera uma alta competitividade) e cujo preço não é definido pelo produtor. Commodities (plural de commodity) geralmente são negociadas em bolsa internacionais e seu valor é definido pelas condições do mercado.
<<FecharSão prejuízos causados pela interrupção de qualquer das atividades de uma empresa ou projeto, no qual o objeto de suas atividades é o lucro.
<<Fechar