d) Riscos da Fase Pré Operacional (Construção do Project Finance)

Planejamento das atividades - As atividades precisam ser muito bem planejadas, pois possuem caminhos críticos que se não forem devidamente acompanhados podem provocar atrasos – o que inviabilizaria o início da operacionalização do empreendimento na data planejada. Esse planejamento deve ser feito tanto em termos de tempo quanto dos recursos (e respectivos custos) necessários. O atraso afeta significativamente o fluxo de caixa projetado do projeto.

Risco Tecnológico - Segundo Gatti, em alguns setores, a construção pode exigir a utilização de novas tecnologias que podem ainda não estar totalmente testadas/aprovadas. Assim, o risco tecnológico é aquele decorrente do uso destas tecnologias e da possibilidade de não funcionamento da planta como previsto – o que afetaria a geração de caixa do projeto.

Risco de Construção - Está associado ao atraso do início da construção, ao excesso de custos, ao desempenho da planta ou, até mesmo, à sua não conclusão. Em qualquer um das hipóteses, o efeito sobre a fluxo de caixa será significativo.

Copyright © 2014 AIEC.