a) Planejamento da atividade
Um adequado instrumento para mitigar esse tipo de risco é a contratação de empresas especializadas de engenharia/consultoria, com histórico e experiência no setor em que o projeto será desenvolvido, a fim de assessorar na elaboração e estruturação do planejamento do projeto.
b) Risco Tecnológico
Este tipo de risco pode ser bastante elevado – decorrente do emprego de tecnologia que não suporta de forma razoável a realização do produto ou serviço proposto. Esses riscos se reduzem quando a tecnologia é bem conhecida e testada, as instalações são projetadas para serem e permanecerem eficientes e quando a vida útil do projeto é maior que o prazo dos financiamentos.
Um dos mecanismos de mitigação mais comuns é o uso de tecnologias de reconhecida qualidade. Os financiadores também podem exigir um seguro garantia ou uma carta de crédito, para mitigar o risco de descompasso dos fluxos de caixa do projeto.
Também podem ser exigidas declarações sobre a efetividade da tecnologia ou garantias de que estas funcionarão por um período, em geral, de no mínimo entre 1 e 2 anos. Tais condições devem constar nos respectivos contratos com as empresas desenvolvedoras da tecnologia.
Modalidade de seguro que tem por objetivo garantir o cumprimento de uma obrigação contratual, seja ela de construir, fabricar, fornecer ou prestar serviços e foi instituído no Brasil através do Decreto Lei nº 200/67.
<<FecharÉ um instrumento emitido por um banco a pedido de um cliente, no qual o banco compromete-se a efetuar um pagamento a um terceiro, contra entrega de documentos estipulados, desde que os termos e condições do crédito sejam cumpridos.
<<Fechar