c) Risco de Construção
Estes riscos normalmente estão vinculados a entregas fora do prazo contratual e à qualidade, e estão subdivididos em três tipos:
Todos podem impactar a conclusão do projeto e, por consequência o início da geração de fluxo de caixa, que por sua vez, inviabiliza o pagamentos das obrigações dos financiamentos recebidos pela empresa do projeto (SPE).
O melhor instrumento de mitigação desses riscos é chamado “Contrato de Empreitada Global (CEG)” ou seu equivalente em inglês, contrato EPC (Engineering, Procurement and Construction) .
Nesse caso, o contratado se responsabiliza por toda a fase de construção com garantias de performance e aplicação de penalidades, caso elas não sejam atingidas (Lump Sum Turnkey). Os agentes financiadores solicitam ao epcista instrumentos de garantia, tais como seguro garantia ou carta de crédito.
Sigla (Engineering, Procurement and Construction Contracts) que faz referência a contratos de construção de obras de grande porte (normalmente projetos Turn Key). O contratante contrata um grupo de empresas especialistas que tem a responsabilidade de executar os projetos executivos, especificação e compra de materiais e equipamentos, construção, montagem, testes de operação, treinamento de pessoal e entrega ao cliente do empreendimento funcionando.
<<FecharAcordo contratual de execução de obra a preço e prazo fixos. Ao final o empreendimento é entregue pronto para operar.
<<Fechar