4.3 - Riscos Gerais (Comuns às Fases de Construção e Operação )

a) Risco da Variação das Taxas de Juros

Normalmente, as taxas de juros utilizadas nos financiamentos de longo prazo de um Project Finance são variáveis. No mercado internacional a mais utilizada é a LIBOR e no Brasil a TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo).

Uma das formas de mitigar este risco é a criação de cenários onde são consideradas diversas flutuações das taxas de juros para os períodos de contrução e operação do projeto. De forma conservadora, podem ser efetuadas reservas financeiras para períodos de taxas desfavoráveis.

Outro mecanismo de mitigação muito utilizado é a contratação de instrumentos de proteção contra as variações de taxas de juros por meio de derivativos (hedge, swaps, futuros de taxa).

Entretanto, como os prazos dos financiamentos em Project Finance são longos, torna-se difícil encontrar mecanismos de hedge e swap com prazos semelhantes.

Outra alternativa, são os contratos com off-takers, que assumem via preços de compra, os eventuais aumentos de taxas de juros durante todas as fases (construção e operação).

Em última instância pode-se recorrer ao suporte financeiro adicional realizado pelos sponsors (acionistas/patrocinadores).

Neste caso, os financiadores do Project Finance também costumam se proteger com a exigência de Índice de Cobertura do Serviço da Dívida, elevado o suficiente para que o projeto possa resistir a uma determinada variação da taxa de juros sem comprometer o pagamento do serviço da dívida.

Copyright © 2014 AIEC.