4.3 - Riscos Gerais (Comuns às Fases de Construção e Operação )
a) Risco da Variação das Taxas de Juros
Normalmente, as taxas de juros utilizadas nos financiamentos de longo prazo de um Project Finance são variáveis. No mercado internacional a mais utilizada é a LIBOR e no Brasil a TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo).
Uma das formas de mitigar este risco é a criação de cenários onde são consideradas diversas flutuações das taxas de juros para os períodos de contrução e operação do projeto. De forma conservadora, podem ser efetuadas reservas financeiras para períodos de taxas desfavoráveis.
Outro mecanismo de mitigação muito utilizado é a contratação de instrumentos de proteção contra as variações de taxas de juros por meio de derivativos (hedge, swaps, futuros de taxa).
Entretanto, como os prazos dos financiamentos em Project Finance são longos, torna-se difícil encontrar mecanismos de hedge e swap com prazos semelhantes.
Outra alternativa, são os contratos com off-takers, que assumem via preços de compra, os eventuais aumentos de taxas de juros durante todas as fases (construção e operação).
Em última instância pode-se recorrer ao suporte financeiro adicional realizado pelos
Neste caso, os financiadores do Project Finance também costumam se proteger com a exigência de Índice de Cobertura do Serviço da Dívida, elevado o suficiente para que o projeto possa resistir a uma determinada variação da taxa de juros sem comprometer o pagamento do serviço da dívida.
Sigla referente a London Interbank Offered Rate, é uma taxa de referência usada nos mercados monetários internacionais e divulgada diariamente pela Associação Bancária Britânica (BBA), um grupo comercial do setor bancário.
<<FecharExpressão que pode ser entendida como "proteção". Operação que tem por finalidade proteger o valor de um ativo (commodity, título do governo ou ação) contra uma possível redução de seu valor numa data futura ou, ainda, assegurar o preço de uma dívida a ser paga no futuro.
<<FecharSignifica “troca” ou “permuta”, derivada do mercado financeiro que faz referência a uma operação em que há troca de posições quanto ao risco e à rentabilidade entre investidores. O contrato pode ter como objeto moedas, commodities e / ou ativos.
<<Fechar