g) Risco das Contrapartes ou Risco dos Participantes
No Brasil, a quase totalidade dos Projects Finance envolve contratos de concessões públicas. E os riscos são elevados já que a eventual quebra desses contratos pode implicar em severas perdas financeiras colocando em risco a viabilidade dos projetos.
Podemos citar o exemplo recente quando o governo federal, no final de 2012, rediziu as tarifas de energia elétrica no país e antecipou o vencimento dos contratos das empresas para 2013. Como consequência, empresas poderiam não conseguir recuperar seus investimentos em construção de hidrelétricas, linhas de transmissão ou infraestrutura de distribuição - embora o governo tenha prometido ressarcir eventuais prejuízos. Mais de dois anos depois, os problemas ainda se alastram. A mitigação desse tipo de risco é muito difícil.
Nos casos de Project Finance, em que empresas investem em outros países é possível a contrataçao de um seguro de risco político ou Political Risk Insurance (PRI), oferecido pelo Multilateral Investment Guarantee Agency (MIGA) do Banco Mundial.
| Exemplo 1 | Exemplo 2 |