Os recursos podem originar-se de bancos (comerciais, de investimento ou de desenvolvimento, nacionais e internacionais) na forma de empréstimos-pontes, emissão de bônus e créditos de médio e longo prazo.

Além dos bancos, os recursos também podem vir por meio de operações de mercado de capitais: missão de debêntures simples e notas promissórias, abertura de capital ou oferta pública inicial ou Initial Public Offering (IPO).

É muito comum que os agentes financiadores exijam dos tomadores o aporte de pelo menos 30% do capital total - o que comprovaria sua credibilidade no negócio.

Quanto ao tempo dos financiamentos, grande parte dos projetos que dão origem aos Project Finances no Brasil possuem prazo em torno de 10 a 15 anos. Dependendo do escopo e valor do projeto, esses prazos podem chegar a algo entre 20 e 25 anos.

Em relação aos custos, em geral adiciona-se uma taxa de cerca de 4,0% sobre o total do investimento, a título de “custo transacional”. Nesta taxa estão incluidos registro de documentação, eventuais custos com o assessoramento jurídico e pagamentos de taxa de comprometimento (commitment fees) às instituições financeiras para estruturação e assessoria financeira da operação.

Initial Public Offering (IPO)

É o evento que marca a primeira venda de ações de uma empresa no mercado de ações. Seu principal propósito para empresas novas/pequenas é levantar capital pela sociedade para utilizar como investimento para expansão da empresa, porém também ocorre em empresas/corporações maiores por motivos de alavancagem.

<<Fechar
Copyright © 2014 AIEC.