As principais etapas da tramitação dos projetos são:
- Consulta Prévia – envio a solicitação de apoio pela empresa interessada;
- Perspectiva – cadastramento como pendentes os projetos que não apresentaram todas as informações requeridas
- Enquadramento – avaliação da viabilidade do projeto e do comprometimento de aporte de recursos próprios
- Apresentação do Projeto – apresentação de todas as informações e documentações (prazo máximo de 60 dias a partir da data do enquadramento)
- Análise do projeto – prazo de 60 dias para o BNDES elaborar sua análise e decidir pela aprovação do projeto
- Contratação – elaboração de instrumento contratual que deve ser firmado no prazo de até 60 dias após a data de aprovação do projeto
- Desembolsos – liberações de recursos de acordo com o cronograma estabelecido
Para se habilitar ao programa próprio para financiamento de projetos na modalidade Project Finance do BNDES, é necessário que a entidade interessada seja uma SPE (Sociedade de Propósito Específico) com a finalidade específica para implantação do projeto. Além disso, os fluxos de caixa, riscos e patrimônio do projeto devem estar devidamente separados da empresa patrocinadora e alocados à SPE.
Adicionalmente, os fluxos de caixa futuros devem ser suficientes para os pagamentos dos financiamentos (principal e juros) e as receitas projetadas dadas em garantia aos agentes financiadores.