3.4 - Bancos Comerciais

Os bancos comerciais privados, tal qual toda instituição financeira, têm como papel a intermediação de recursos entre aqueles que tem sobra (poupadores) e aqueles que necessitam de recursos (tomadores). A diferença de taxas pagas aos poupadores e aquelas cobradas dos tomadores é o ganho dos bancos, chamado spread. Obviamente, os bancos tem uma série de outras fontes de receitas com a prestação de serviços em negócios como seguros, cartões etc.

Mas voltemos à questão da intermediação financeira. Como se sabe, os riscos de projetos estuturados via project finance são grandes e as taxas de juros cobradas dessas operações são inferiores às dos demais empréstimos concedidos por estas instituições.

Apesar disso, os bancos comerciais nacionais ou estrangeiros possuem em seu portfólio de produtos, a oferta desta modalidade de financiamento de projetos.

Muitos deles operam linhas de crédito lastreadas com recursos próprios para Project Finance, além de operarem em mercado de capitais para obtenção de recursos de terceiros, lançando títulos ou até memsmo montando operações estruturadas para seus clientes, além obviamente de atuarem como intermediários em repasses de bancos de fomento, como o BNDES.

Importante lembrar que os bancos prestam uma série de outros serviços em operações de Project Finance, como exemplo, atuando como advisory e, que são importante fonte de receitas.

Leitura
Copyright © 2014 AIEC.