O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), cuja sede fica em Washington (EUA), foi criado por intermédio de um acordo entre os países componentes da Organização dos Estados Americanos (OEA) e tem como um dos seus principais objetivos o apoio ao desenvolvimento dos países da América Latina e do Caribe.
Composto por 48 países membros e
“em parceria com seus clientes, o BID trabalha para eliminar a pobreza e a desigualdade e promover o crescimento econômico sustentável. O Banco auxilia os clientes na elaboração de projetos e oferece financiamento, assistência técnica e conhecimentos para apoiar intervenções de desenvolvimento. O BID utiliza dados empíricos para tomar decisões e medir o impacto desses projetos, buscando aumentar sua eficácia no desenvolvimento”
Os programas e projetos financiados pelo BID possuem taxas competitivas e, em alguns casos, subsidiadas. Quanto aos prazos de pagamento, variam entre 8 e 15 anos, para o setor privado, e entre 15 e 25 anos, para o setor público.
O BID cobra, anda, comissões como as de análise, de manutenção de linha de crédito, de estruturação de financiamento e de administração de recursos.
Existem dois tipos de empréstimos disponibilizados pelo BID.