Gatti em seu livro Project Finance in Theory and Practice menciona que o pacote financeiro de um projeto (Project Financial Package) é o conjunto de todos os tipos de fontes de recursos financeiros que irão prover os fundos de caixa para realizar todos os pagamento necessários de um projeto, desde sua concepção inicial até sua efetiva operação.

Embora o financiamento seja considerado a última fase do Project Finance – todas as outras devem estar prontas e aprovadas para que ela ocorra - , o funding do projeto é uma preocupação presente desde as primeiras etapas do projeto. O consultor financeiro tem o papel de fazer os contatos necessários para chegar a uma montagem de um pacote financeiro viável.

O pacote final dos financiadores externos e internos, responsáveis pelos desembolsos necessários para a realização do projeto, é resultado de sucessivas negociações e contribuições de outros possíveis participantes do negócio, como os construtores por exemplo. Ao longo de todo o processo, são criadas várias alternativas de financiamento até que se chegue à versão final.

Finnerty aborda que no pacote de financiamento de um Project Finance geralmente encontram-se fontes provisórias e permanentes.

As primeiras são operações financeiras de curto prazo, que tendem a permanecer na estrutura financeira da empresa do projeto por um curto período, em geral de 2 a 3 anos. As permanentes são operações financeiras de longo prazo, de prazos superiores a 5 anos.

Copyright © 2014 AIEC.