2 - Formas e tipos de Financiamento

Segundo Bernoit (1995) e Moraes (2004), existem três formas de financiamento de projetos:

2.1 - Recursos Próprios dos Acionistas (Equity)

Nesta forma, são os próprios acionistas/sponsors do negócio que aportam os recursos. A responsabilidade deles pode ser do tipo limited recourse (mais comum) ou non recourse.

São dois tipos de Equity: o direto e o passivo.No Equity direto, os acionistas participam ativamente da gestão e operação do empreedimento. No Equity passivo, a participação é limitada à alocação dos recursos financeiros. Os sponsor não participam da gestão do negócio.

O modelo de Project Finance Full recourse envolve um sistema tradicional de garantias, e os instrumentos de atenuação de riscos não são usualmente utilizados. Esse tipo de financiamento requer garantias reais, além do comprometimento pessoal dos controladores.

Os modelos non recourse e limited recourse são utilizados quando existem contratos de compra de matéria-prima e contratos de venda de longo prazo (contratos de off-take).

No Non recourse, as garantias dadas ao financiador são os ativos do próprio projeto e a qualidade do fluxo de caixa esperado no futuro. O financiador, em caso de insucesso, não tem alternativa para reaver o montante do financiamento concedido que não seja através da receita auferida com o projeto.

O Limited recourse é um sistema intermediário entre o full recourse e o non recourse, sendo o mais importante o sistema misto de garantias, com envolvimento do sponsor (patrocinador) e instrumentos de atenuação de riscos.

Copyright © 2014 AIEC.