É a forma usual de captação de recursos junto a terceiros, como bancos comerciais, bancos de fomento, construtores, fornecedores e compradores. Contratos de Leasing, para arrendamento de máquinas, equipamentos e imóveis.
Nesses financiamentos são utilizados os mais variados instrumentos de garantia e a melhor sua combinação contribui para a redução dos custos (juros) que incidirão sobre os valores financiados.
Arendamento mercantil, também conhecido pelo termo leasing, é um contrato através do qual a arrendadora ou locadora (a empresa que se dedica à exploração de leasing) compra um bem escolhido por seu cliente (o arrendatário, ou locatário) para, em seguida, alugá-lo por um prazo determinado. Ao fim do contrato o arrendatário pode-se optar por renová-lo por igual período, por devolver o bem arrendado à arrendadora (que pode exigir do arrendatário, no contrato, uma garantia residual) ou dela adquirir o bem, pelo valor de mercado ou por um valor residual previamente definido no contrato.
2.3 - Recursos Híbridos (Quasi Equity)Possui as características de financiamento via recursos próprios e via recursos de terceiros. Funciona primeiramente como um título de dívida que posteriormente pode se converter em participação acionária, sendo assim, preferidos pelos credores. Debêntures conversíveis e commercial paper são exemplos dessas formas.
Debênture é um título de dívida, de médio e longo prazo, que confere a seu detentor um direito de crédito contra a companhia emissora. Quem investe em debêntures se torna credor dessas companhias. No Brasil, as debêntures constituem uma das formas mais antigas de captação de recursos por meio de títulos. Todas as características desse investimento, como prazo, remuneração etc., são definidas na escritura de emissão.
<<FecharTítulo privado emitido por companhia para o financiamento de curto prazo, possuindo a mesma finalidade de uma debênture.
<<Fechar