2.2 - Recursos de Terceiros (Debt)

É a forma usual de captação de recursos junto a terceiros, como bancos comerciais, bancos de fomento, construtores, fornecedores e compradores. Contratos de Leasing, para arrendamento de máquinas, equipamentos e imóveis.

Nesses financiamentos são utilizados os mais variados instrumentos de garantia e a melhor sua combinação contribui para a redução dos custos (juros) que incidirão sobre os valores financiados.

Arendamento mercantil, também conhecido pelo termo leasing, é um contrato através do qual a arrendadora ou locadora (a empresa que se dedica à exploração de leasing) compra um bem escolhido por seu cliente (o arrendatário, ou locatário) para, em seguida, alugá-lo por um prazo determinado. Ao fim do contrato o arrendatário pode-se optar por renová-lo por igual período, por devolver o bem arrendado à arrendadora (que pode exigir do arrendatário, no contrato, uma garantia residual) ou dela adquirir o bem, pelo valor de mercado ou por um valor residual previamente definido no contrato.

2.3 - Recursos Híbridos (Quasi Equity)

Possui as características de financiamento via recursos próprios e via recursos de terceiros. Funciona primeiramente como um título de dívida que posteriormente pode se converter em participação acionária, sendo assim, preferidos pelos credores. Debêntures conversíveis e commercial paper são exemplos dessas formas.

Copyright © 2014 AIEC.