No Brasil, como já vimos em outros módulos, a atuação do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) é muito forte no provimento de recursos de longo prazo a juros baixos, com a finalidade de promover o desenvolvimento nacional.
Por conta disso, o BNDES se tornou o grande financiador de Project Finance no Brasil, em sua grande maioria decorrentes de concessões públicas ou parceiras públicos privadas (PPPs).
• Volumes de EmpréstimosEm geral, o financiamento do BNDES alcança mais de 70% dos recursos totais exigidos pelo projeto. Os patrocinadores (sponsors) participam com no mínimo 20% dos recursos totais.
• Prazo dos EmpréstimosOs prazos são bastante flexíveis: variam entre 6 ans até 20 anos, e são definidiso de acordo com o perfil do projeto, setor de atuação, nível de conclusão, capacidade de geração de fluxo de caixa, denre outras variáveis.
• Custos dos RecursosA taxa de juros cobrada pelo BNDES é subsidiada pelo Governo Federal brasileiro e é composta por um indexador pós-fixado, geralmente a TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo) e/ou IPCA (Índice de Preço ao Consumidor Amplo) mais um adicional de taxa de juros pré-fixada que pode variar entre 1% a 7% ao ano. A definição das taxas de juros também leva em conta as variáveis acima listadas, e de forma siginificativa, o risco do empreendimento.