A documentação é uma das etapas mais importantes de um processo de estruturação de Project Finance. Está intimamente vinculada ao controle e gestão de riscos e, pelo seu caráter burocrático, é muitas vezes tratada com certa negligência.
O objetivo de organização e arquivamento de todos os documentos utilizados/elaborados durante a estruturação do Project Finance é primeiramente atender a todos os requisitos legais e depois propiciar um conhecimento integral de todas as características técnicas legais e financeiras da transação.
É bom sempre lembrar que a grande parte do tempo dos envolvidos numa transação de Project Finance, assim como dos consultores e auditores que realizam a Due Diligence, é dispendido na negociação e contratação do contéudo dessa documentação, tais como acordos, contratos, pareceres, relatórios, projeções, garantias e anexos.
Na prática do Project Finance, existem alguns riscos vinculados à documentação, dentre eles podemos citar três principais:
a) O risco de que acordos obtidos nas negociações não tenham sido suficiente ou adequadamente formalizados;
b) O risco de que os acordos formalizados não atendam aos preceitos legais e que não possam subsistir em juízo;
c) Os riscos de que documentos ou instrumentos importantes para o conhecimento do projeto e de seu desenvolvimento não estejam presentes em sua documentação.
Processo de investigação e auditoria das informações de uma empresa , que é comum e fundamental num processo de aquisição e fusão de companhias. Serve para confirmar os dados disponibilizados aos potenciais compradores ou investidores de determianod negócio, como Project Finances.
<<Fechar