Outra característica é a forma de atualização das receitas das empresas privadas parceiras. Ela pode ser baseada no atingimento de metas quantitativas e qualitativas do serviço prestado. No caso de um aeroporto, por exemplo, o tamanho do reajuste pode estar condicionado à realização de todos os investimentos previstos no contrato inicial e na avaliação, pelos usuários, dos serviços prestados.

Essa característica das PPPs pressupõe a existência de uma agência reguladora capaz tecnicamente e independente, de forma a garantir a fiel verificação do desempenho (realizado x metas) e a aplicação dos bônus ou ônus à empresa privada parceira.

A realização de parcerias público-privadas está muito relacionada à falta de recursos financeiros dos governos para implementar soluções/serviços que atendam aos interesses da pessoas. Assim, o capital privado (em troca de adequada remuneração) cumpre esse papel, sob acompanhamento.

Uma das vantagens do uso de PPP reside na hipótese de que as obras e serviços prestados por um parceiro privado possam ter um nível de qualidade superior àquelas feitas e operadas pelo governo – em razão da sua remuneração estar atrelada ao atingimento de metas previamente definidas em contrato e pelo provável menor nível dos custos de manutenção que ela terá.

Copyright © 2014 AIEC.