Concluída a etapa de estruturação do projeto e elaboração dos documentos, o modelo de negócio deve ser apresentado ao mercado e à sociedade para avaliação. Esta etapa apresenta alguns passos padrões:
As fases 1 e 2 são exigências legais. As demais tratam de estratégias para aumentar a competitividade da licitação e minimizar os riscos do projeto. Essas quatro fases, conduzidas de forma adequada, geram relatórios estruturados das sugestões apresentadas nos fóruns de debates, que devem ser organizadas, priorizadas e submetidas à decisão das respectivas instâncias responsáveis.
Após as decisões sobre quais sugestões ou apontamentos devem ou não ser incorporados, e do mapeamento detalhado de quais documentos devem ser alterados em função de cada sugestão aceita, a equipe de projeto deve iniciar as alterações e elaborar os documentos finais para a licitação.
Também nesta etapa são consumidos muitos recursos. Todavia, a experiência acumulada mostra que quanto mais efetiva ela for, menor será a probabilidade de fracasso dos projetos, por questões como protestos por parte de descontentes, desalinhamento com órgãos de controle e da sociedade em geral, falta de atratividade para o setor privado.