3.2 - Elaboração de Documentos e Diálogo com Mercado

Concluída a etapa de estruturação do projeto e elaboração dos documentos, o modelo de negócio deve ser apresentado ao mercado e à sociedade para avaliação. Esta etapa apresenta alguns passos padrões:

  1. submissão do projeto à consulta pública, por pelo menos 30 dias (art. 10º, VI, Lei n.º 11.079/04);
  2. realização de audiência pública;
  3. apresentação do projeto para potenciais investidores;
  4. apresentação do projeto e captura de subsídios com outros entes afetados pelo projeto, incluindo órgãos de controle;

As fases 1 e 2 são exigências legais. As demais tratam de estratégias para aumentar a competitividade da licitação e minimizar os riscos do projeto. Essas quatro fases, conduzidas de forma adequada, geram relatórios estruturados das sugestões apresentadas nos fóruns de debates, que devem ser organizadas, priorizadas e submetidas à decisão das respectivas instâncias responsáveis.

Após as decisões sobre quais sugestões ou apontamentos devem ou não ser incorporados, e do mapeamento detalhado de quais documentos devem ser alterados em função de cada sugestão aceita, a equipe de projeto deve iniciar as alterações e elaborar os documentos finais para a licitação.

Também nesta etapa são consumidos muitos recursos. Todavia, a experiência acumulada mostra que quanto mais efetiva ela for, menor será a probabilidade de fracasso dos projetos, por questões como protestos por parte de descontentes, desalinhamento com órgãos de controle e da sociedade em geral, falta de atratividade para o setor privado.

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